O único caminho capaz de atingir o autoconhecimento é a profunda reflexão das experiências obtidas na vida e dessa forma, tendemos a evitar a repetição de erros que levam ao sofrimento, para enfim encontrar a paz interior.
Nem todos estão dispostos a abrir mão do comodismo de seus hábitos para assumir o seu papel como co-criador da realidade. Porém, para aqueles que reconhecem que a libertação está em suas mãos, o compromisso é assumido naturalmente.
O público que assiste a uma peça de teatro não sabe como funcionam os bastidores. Ele vê o cenário montado, as encenações, mas não sabe como tudo funciona. Tudo o que existe é sustentado por causas e condições. A causa é o fator direto que manifesta o fenômeno, as condições são os fatores indiretos. Os nossos pensamentos, falas e ações surgem de causas e condições e, ao mesmo tempo, são investimentos em novas causas. A semente faz surgir a planta, que gera novas sementes. A vida é um ciclo.
Aprender a ter atenção plena no dia a dia cria sementes de lucidez. Uma pessoa lúcida e tranquila se liberta das armadilhas do pensamento e emoções conflitantes. A pessoa não se torna fria, ao contrário, aprende a aguçar ainda mais a sua sensibilidade. Aprende também a ter foco e a lidar com a sua energia mental. Portanto, em situações difíceis onde a mente poderia ser bombardeada com pensamentos e emoções descontroladas que amplificariam o problema, o indivíduo passando pelo processo de lifecoaching aprende técnicas para injetar a sua energia mental de modo adequado. Por exemplo, ao invés da raiva descontrolada, a pessoa opta por guiar a energia da ação de forma enérgica, mas equilibrada. Ao invés do medo exagerado, pode reconhecer os riscos presentes, prestar atenção e agir com prudência, sem amplificar suas imaginações.
Lene Oliveira
Gestão de Pessoas
Coach e Practitioner Avançado em Programação Neurolinguística
Desenvolvimento Humano