Houve um tempo no qual se contratava um profissional observando-se apenas sua experiência profissional, sob o aspecto técnico.
Hoje, não ocorre mais assim na maior parte das organizações. As áreas de recursos humanos mudaram por entenderem que mais que um profissional qualificado tecnicamente, a empresa precisa de pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento.
Por isto, no momento da contratação, além de exigir competência técnica dos candidatos, procuram-se pessoas com habilidades e atitudes muito específicas às necessidades da empresa que demanda a vaga.
Selecionar pessoas não é uma tarefa fácil. Selecionar pessoas é comparar seres completamente diferentes entre si. A busca de profissionais no mercado de trabalho é difícil, exaustiva e, muitas vezes, se mal conduzida, pode levar a contratações incertas e inadequadas. Trazendo prejuízos como:
Para tal, dispõe de um conjunto de técnicas baseadas na Seleção por Competências. Através dessa metodologia é possível realizar o mapeamento do perfil de competências, identificando os pontos de excelência e insuficiência de cada candidato.
É um processo que tem como elementos a entrevista comportamental por competência, testes psicológicos, inventários de atitudes e também utiliza-se de cenários simulados para colocar os participantes em contato com situações semelhantes àquelas de seu cotidiano de trabalho.